Editora Livraria da Editora Revista AcadêmicaConselho Editorial Chamada Normas

Desconstruindo o silenciamento feminino:

Inês Pedrosa e a narrativa performática de Fazes-me falta

Telma Ventura


Desconstruindo o silenciamento feminino, de Telma Ventura

 

R$ 42,00 (frete incluso para todo o Brasil)


Sinopse:

Desconstruindo o silenciamento feminino abarca um enfoque literário-crítico inovador, visto estabelecer um estreito diálogo analítico entre estética e política em uma unidade de sentido perfeita, empreendendo, a partir de tal associação, a análise da obra literária em seus efeitos de sentidos críticos ao silenciamento da voz da mulher na sociedade patriarcal portuguesa.
A partir desta proposta ousada, Telma Ventura convida seus(as) leitores(as), inicialmente, a visitarem o contexto literário português contemporâneo, incitando-os a pensar acerca dos traços da atual produção romanesca portuguesa, e atentando-os para aspectos como o hibridismo genológico, o diálogo interartístico e a escritura rizomática – os quais, conforme demonstrado por meio de uma fundamentação teórica consistente e atual – contribuem para a construção de uma estrutura denominada narrativa performática. Neste visitar, se pode adentrar pela Literatura Portuguesa, pelos Novos Realismos que se evidenciam na produção ficcional contemporânea, assim como de um aspecto ainda carente de discussão teórico-crítica: a presença da mulher-escritora na Literatura Portuguesa, bem como de toda a literatura de autoria feminina.
Com a análise empreendida de Fazes-me Falta, o presente estudo, indubitavelmente, atinge seu ápice. Nela, Telma Ventura mergulha – e conduz o(a) leitor(a) – pelas páginas desta narrativa brutal, caleidoscópica, plural, fragmentada, enigmática, propondo, de forma ousada e perspicaz, a aproximação entre o corpus textual e o corpo feminino, entre a tessitura narrativa e o papel político-social da mulher contemporânea. Partindo dessas aproximações e destacando, em especial, o diálogo interartístico que se mantém entre o romance em estudo e a Lírica Medieval, a pesquisadora sinaliza, com clareza, a proposta de Inês Pedrosa: o (re)pensar do papel da mulher na sociedade contemporânea. Um projeto estético, portanto, que claramente concebe a escrita literária como forma de ação política.
Se Fazes-me Falta é uma obra que não possui uma única entrada, haja vista ser uma narrativa que pode ser experenciada a partir de vários e diversificados olhares e pontos de vista, assim também o é – em suas devidas proporções – o estudo que aqui se apresenta. Desconstruindo o silenciamento feminino trata-se de uma abordagem rara nos estudos dedicados à produção de Inês Pedrosa, bem como a questões inquietantes da atual literatura portuguesa, convidando a todos nós, leitores e leitoras, acadêmicos(as) ou não, a (re)pensarmos a arte como possibilidade de (trans)formação política e social.

 

Veja o sumário do livro
 

 


Sobre a autora:

Telma Ventura é Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, suas pesquisas abarcam duas áreas de interesse: as literaturas de autoria feminina e as interfaces entre a Literatura, a Educação e a Psicologia. Educadora, Psicóloga e Mediadora de Leitura, é a idealizadora e curadora dos Projetos Um Conto por Encontro ® e Voz de Mulher ®, os quais, associando a Arte à Psicologia, propõem reflexões a respeito dos lugares da mulher na sociedade contemporânea. Coautora de artigos que integram as obras Educação e Linguagens (BT Acadêmica/CAPES, 2017) e A literatura infantil e juvenil na contemporaneidade: Histórias, Caminhos, Representações (BT Acadêmica, 2016), Desconstruindo o silenciamento feminino: Inês Pedrosa e a narrativa performática de Fazes-me Falta é o resultado de quatro anos de pesquisa e sua primeira obra individual..
 

 


Número de páginas: 173
Edição: 1 (2018)
ISBN: 978-85-9583-032-5
Formato: A 5 (14 X 21 cm)
Acabamento: Brochura com orelha
Tipo de papel: Offset 75g


 

 

Contatos:
todasasmusas@gmail.com
editora@todasasmusas.org


Editor: Flavio Felicio Botton
Supervisão Editorial: Fernanda Verdasca Botton
Editora Todas as Musas - São Paulo
C.N.P.J. 12.650.462/0001-33

 

http://editoratodasasmusas.blogspot.com.br/

 

https://editoratodasasmusas.wordpress.com/