Editora Livraria da Editora Revista AcadêmicaConselho Editorial Chamada Normas

No limar das raças: Sílvio Romero (1870-1914)

Cícero João da Costa Filho

 

No limar das raças: Sílvio Romero, por Cícero João da Costa Filho

 

R$ 41,10 (+ frete)

 


Sinopse:

 

Este livro é uma reelaboração da Tese de Doutoramento que Cícero João da Costa Filho defendeu no Programa de História Social da FFLCH/USP, com o título: No limiar das raças – Sílvio Romero (1870-1914).
A releitura cuidadosa que Costa Filho fez de Romero evidenciou nuances naquele apelo explicativo às raças, o que nos levou, durante algum tempo, a situar a argumentação de Sílvio além de tal conceito. Optamos, no final, pela noção de limiar, considerando a importância do apelo que o escritor sergipano fez à noção de raça, marcado, todavia, por vínculos intensos com universos culturais, esboçando debates que seriam muito ampliados por modernistas, como Mário de Andrade e Paulo Prado, e por ensaístas e ficcionistas dos anos 30, especialmente Gilberto Freyre e Jorge Amado.
Discutindo Sílvio Romero, Cícero João da Costa Filho contribui para a reinterpretação de um clássico brasileiro e para o enfrentamento de questões similares às que ele debateu na passagem do século XIX para o XX no Brasil do século XXI, questões até escamoteadas em nome do “politicamente correto”, mas ainda dolorosamente presentes para a maioria da população que sofre as consequências de tais preconceitos e violências como desvalorização social e cultural.
Prefácio de Marcos Silva (FFLCH/USP – História)
 

 

Veja o sumário do livro
 


Sobre o autor:

Cícero João da Costa Filho é bacharel e licenciado, respectivamente, em História e Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade Estadual do Ceará. É mestre e doutor em História no Programa de História Social, pela FFLCH/USP. Concluiu pesquisa de pós-doutorado com o título de Forças do mal: os prejuízos “raciais” da figura do judeu na produção integralista de Gustavo Barroso (1933-1937). Atuou na rede estadual de ensino do estado de São Paulo em 2011, na Escola Técnica (ETEC-UIRAPURU) em 2012. Trabalhou na Faculdade Vale do Acaraú (Ceará), em 2013. Ministrou a disciplina Raça, Política, Literatura e Sociedade em Sílvio Romero, para a pós-graduação, na Universidade de São Paulo.


Número de páginas: 313
Edição: 1 (2017)
ISBN: 978-85-9583-008-0
Formato: A 5 (14 X 21 cm)
Acabamento: Brochura com orelha
Tipo de papel: Offset 75g


 

 

Contatos:
todasasmusas@gmail.com
editora@todasasmusas.org


Editor: Flavio Felicio Botton
Supervisão Editorial: Fernanda Verdasca Botton
Editora Todas as Musas - São Paulo
C.N.P.J. 12.650.462/0001-33

 

http://editoratodasasmusas.blogspot.com.br/

 

https://editoratodasasmusas.wordpress.com/